Visita Técnica| UPA Venda Nova

Visita Técnica| UPA Venda Nova

O vereador Fernando Borja, que requereu a visita no dia 15/05, fez observações quanto à área de emergência e urgência, manifestando-se preocupado com a ala infantil, onde não há ventilação. “Crianças estão sendo atendidas em lugar insalubre, onde registraram-se 39 graus no momento da visita. A única área ventilada é onde os médicos estão realizando consultas”, constatou. Em contrapartida, elogiou local específico para atendimento de casos de dengue, no segundo andar. “O espaço é muito bom, o trabalho tem dado resultados e as pessoas estão sendo atendidas de forma satisfatória”.

Com 3 consultórios e 1 sala de urgência, a Upa conta com 4 pediatras e duas técnicas de Enfermagem, que atendem a toda a área de Pediatria. Os próprios médicos adquiriram o ar condicionado, buscando a melhoria das condições do ambiente de trabalho.

No segundo andar, espaço que atende casos de dengue, considerou-se o atendimento satisfatório.

PROBLEMAS CONSTATADOS

Falta de ventilação, principalmente na ala infantil, falta de banheiros, de material de higiene como: papel-toalha, sabonete e lençol, além de macas e falta de profissionais, sujeira nos corredores e infiltração nos consultórios, tempo de espera para atendimento, dieta negada para acompanhantes alem de ocorrência de agressões a médicos e usuários.

Encaminhamentos

Após vistoriar a unidade, o vereador disse que a Upa necessita de intervenções urgentes da Prefeitura. “Antes da realização da visita, encaminhamos requerimento oficial da Câmara Municipal à secretaria municipal de Saúde, mas esta não designou ninguém para acompanhar a Comissão”, afirmou. Segundo Borja, serão relatadas à Comissão todas as denúncias apresentadas e averiguadas na visita, para que sejam tomadas as devidas providências pela PBH”, completou o parlamentar.

Acompanharam a visita técnica, Ivânia Augusta, do Conselho Distrital Venda Nova; Sheila Gomes de Souza Reis, da Comissão Local de Saúde da Upa Venda Nova; Maria do Socorro Nascimento, representante dos trabalhadores da Upa Venda Nova; Stela Freitas, conselheira do Posto de Saúde Mantiqueira e Regina Pereira, conselheira do Posto de Saúde Jardim Leblon.

Fonte: Site CMBH

2019-05-24T12:14:01-03:00 28, maio, 2019|